domingo, 4 de março de 2012

A técnica Pomodoro de gestão de tempo

Uma técnica de gestão do tempo criada por Francesco Cirillo, que tem por fundamento que cada pessoa só se consegue focar numa tarefa num máximo de 25 minutos.O nome pomodoro vem de tomate em italiano e tem como fundamento o temporizador em forma de tomate demonstrado na foto e que dá origem ao nome da técnica.
Assim se quiser utilizar esta técnica, em primeiro lugar escolha uma tarefa a realizar, com um temporizador digital ou mesmo com o temporizador de cozinha marque vinte e cinco minutos e concentre-se na tarefa a fazer por 25 minutos. Quando atingir os 25 minutos deve parar e faça uma pausa de 5 minutos. Depois retome os passos anteriores para as restantes tarefas a fazer. A cada 4 vezes, faça um intervalo de 25 minutos.

Material necessário;
  1. Uma folha , ou em alternativa a disponibilizada no site da Pomodoro tecnique .
  2. Um cronómetro, um timer, ou algum software que faz essa função como, por exemplo,O focusboster ou então o próprio Pomodoro Timer para Windows aqui disponibilizado, todos softwares gratuitos.
  3. Uma folha para o inventário de actividades ou então a disponibilizada no site
 Com este material, coloque todas as suas actividades e tarefas na folha de inventário. No começo do dia priorize as tarefas e coloque-as no item 1, a lista de tarefas diárias. Seguidamente comece a utilizar o método riscando as tarefas que entretanto for realizando.
Como dia não é estanque existem interrupções quando se está a realizar a tarefa. O que fazer então?
Se for uma interrupção interna, porque necessitamos de comer, ir à casa de banho, etc, marque um apóstrofo * na tarefa que estava a realizar. Coloque uma nova entrada no registo de inventário e ponha o (U) de urgente à frente. Coloque também uma nova entrada na lista de tarefas diárias e caracterize-a como urgente..
Continue com a tarefa seguinte e marque o timer para 25 minutos. Faça uma pausa e continue com a tarefa que adicionou seguindo a mesma dinâmica.

E no caso de ser uma interrupção externa? Batem à porta, telefonema, cliente que surge inesperadamente?
Aí, na lista de tarefas diárias marque um (-) na tarefa que estava a realizar. Use uma técnica de INL - informar, negociar, ligar de volta, Coloque uma nova entrada no inventário com (U) de urgente à frente. Coloque igualmente uma nova entrada na lista de tarefas diárias e caracterize-a como urgente .
Continue a actividade que estava a fazer. Quando acabarem os 25 minutos dedique-se à nova tarefa adicionada.

Para que servem as entradas e registos?
-servem para saber o quão produtivo está a ser, quanto tempo demorou a realizar determinada tarefa, vendo os (X) lá colocados e quantas vezes foi interrompido pela quantidade de * e - .

Gostou da técnica? Eis o site da mesma,. Quer ler o livro para apurar esta técnica? Ei-lo aqui em inglês.
Expeimente-a e veja a mudança que existe a nível de produtividade. É uma técnica interessante e muito simples de realizar.


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