quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Arrumação=Organização=Simplicidade

Cá continuo na minha senda organizativa quer no escritório quer em casa. No escritório ainda me falta bastante para acbar o meu trabalho, mas posso dizer que dois sacos de lixo cheios de papel já foram à vida. Na realidade, a tendência que temos para acumular coisas é demais. É certo que no escritório pela responsabilidade inerente aos papéis é preciso ter muito cuidado com o que seita fora, pois a vida dos clientes reflecte-se neles. Ando a passinhos de tartaruga, pois sem saber porquê esta arrumação custa-me imenso a fazer. Mas já dividi os ditos papéis por secções. Já arquivei uma delas inserindo-os em dossiers devidamente catalogados. A outra secção por ser mais extensa e ter a ver com processos individuais estou a separá-la primeiramente por nomes para depois poder inserir directamente os ditos nomes nos processos que se encontram marcados por ordem numérica. Já consigo ver alguma organização na minha estante o que me dá bastante orgulho. Arranjei uma caixa própria para cds que posteriormente catalogarei. Os livros têm sido arrumados por assuntos o que me faacilita bastante a sua consulta. Como sou uma apaixonada pela fotografia tenho uma colecção de revistas do tema e tenho também as revistas que a competente Ordem me envia e mais algumas com assuntos interessantes. Arranjei revisteiros, cataloguei-os e lá estão elas a sorrir para mim na estante . Quando precisar já sei onde as ir buscar. Andava com alguns problemas relativamente aos móveis de apoio, principalmente os que têm gavetas , mas consegui uma solução fácil e económica para por lápis, clips, elásticos e afins. Comprei no IKEA por um preço irrisório 3 organizadores de talheres e também eles quando abro as gavetas já se riem para mim.
Tenho andado a pensar na melhor solução para pôr as micas , capas de processo vazios, ou seja todo o material de apoio que gosto de ter ao pé de mim pois necessito dele constantemente. Arranjei uns classificadores mas não estou satisfeita da forma como estão, pelo que tenho de pensar noutra solução simples, que esteja perto, não incomode e esteja devidamente organizada.Ando a recolher algumas informações preciosas na internet. Embora o meu escritório seja grande com estantes com portas fechadas e tenha uma secretária enorme, que aliás deu origem à confusão dos dias de hoje, é imperioso que tenha as coisas perto de mim, pois como se costuma dizer longe da vistas, longe do coração. A ajudar tenho uns filhotes que quando precisam de se abastecer de material para a escola, vem sem pejos nem piedade à mercearia da mãe e levam o que querem. Necessito também de ter um controle sobre isso, para não andar doida à procura daquel caneta que tanto gosto de escrever, porque o meu filho se lembrou de a levar para a escola.
Relativamente a assuntos da internet, sim eu gosto de ter tudo em papel para fingir que leio mais tarde, cheguei à conclusão que não vale mesmo a pena imprimi-los. Geram lixo, gastam papel e tinta e quase nunca os chego a ler. Optei então pelo Microsoft One Note, para apontar o que me interessa. Com isto poupo o meio ambiente e a minha carteira também. Assim, sei também sempre onde estão os assuntos que me interessam pois o one note arquiva-os pelos nomes que lhes dou. No entanto o one note tem uma desvantagem. Quando deixo o pc no escritório deixo de ter acesso aquilo que lá escrevi, pelo que ando firmemente a pensar adoptar o evernote que sincroniza quer com o iphone quer com o ipad e tem as funções que necessito.
Uma vez que os meus clientes são organizados por números e que uns processo são pequenos e cabem em pastas pequenos e outros enormes só cabendo no dossier ainda ando a pensar na melhor forma de os articular.  O que quero mesmo é que seja simples e que rapidamente quando me surgir uma notificação possa na altura juntá-la ao processo competente. Quero ver se consigo terminar esta arrumação o quanto antes pois gasta-me uma energia preciosa e anda a atrasar trabalho que tenho para fazer. ai quem me dera ter uma secretária que fizesse este trabalho, por mim. Mas, infelizmente os tempos são de crise e tenho de ser a minha própria empregada. Coisas da vida.
O meu caderno continua a andar comigo e lá vou escrevinhando tudo. 
Procuro um escritório zen, com uma organização zen. Pena ele estar entupido de tralha, mas quem exerce esta profissão cheia de papeis papelitos e papeletas tem de o ter mesmo assim, por isso se o conseguir adequar aos meus fins já me considero bem zen.






Ana Lua

 

0 comentários:

Enviar um comentário