quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

A organização

Algo que tenho tido muita dificuldade desde que tive a depressão e esgotamento é organizar as coisas mentalmente, na vida pessoal e profissional. Não escondo que no escritório me vejo junto a uma série de papéis importantes e me sinto em completa incapacidade de os organizar, por falta de concentração. Tenho pesquisado vários métodos na net, alguns que me parecem bastante interessantes, com especial incidência no David Allen com o seu GTD e a versão simplificada que vou tentar seguir do Zen to do. No entanto, a inércia que sinto dificulta-me a realização das coisas, pois mesmo com a melhor das vontades muitas vezes me sinto como um boi a olhar para um palácio, sem saber como começar. Uma mente organizada requer um espaço organizado e se é simples de escrever, sinto-me como se estivesse perante a mais hérculea das tarefas para realizar o que me proponho. Devagarinho tenho começado a tentar disciplinar-me e a treinar-me para que tal possa acontecer.
Já arranjei uma agenda para anotar os compromissos, um iphone, um ipad, um caderno para anotar tudo o que me vem à ideia quando estou fora do escritório e tento pouco a pouco criar alguns hábitos que outrora já existiram, mas que sem mais desapareceram. Já me convenci que a minha memória deixou de ser um computador e que o não tem de ser mesmo e pouco a pouco começo a auto-disciplinar-me nesse sentido. No entanto, estou neste momento no escritório junto a uma pilha de papéis a pensar por que lado devo começar, sentindo-me enraivecida com esta impotência que sinto. Relembro no entanto a mim mesma que comecei uma nova etapa na minha vida e que quero realmente que esta deixe de ser o que foi até agora. escrever aqui dá-me essa força quando me apetece claudicar. Se bem que pareça estranho e até paradoxal, o facto de me considerar uma perfeccionista, sempre fez que face à impossibilidade de tal realização que chegasse a um nível de desorganização que nada me agrada. Não ajuda o facto devido aos problemas de saúde que tive existirem lacunas no meu pensamento outrora infalível, que me levam às lágrimas. Não consigo entender porque arquivar é para mim tão dificil. O certo é que é, e certo é também que não me sinto bem nesta situação. Enquanto não conseguir de forma cabal ter as minhas coisinhas organizadas, também eu não estou organizada a nenhum nível. è tempo por isso de me deixar de escritas, embora esta tenha servido para me dar alento para ir começar o meu arquivamento e dar andamento ao que propus fazer. O mal disto é que no meio existem requerimentos  a ser feitos,a cções a intentar, explicações a dar que me transtornam e tornam o dia num inferno. Não vou deixar que isso aconteça. VAMOS Começar! 
Irei dando notícias a mim mesma quanto mais não seja dos meus progressos. Este não é o escritório que quero para mim.


 

0 comentários:

Enviar um comentário