quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Fazer bem as coisas ou a arte de fazer Acontecer






Falemos hoje do guru da produtividade, com uma série de fãs acérrimos e seguidores fanáticos de seu método de produtividade e organização, na qu8al em grande parte me insiro.
A capa em cima é a publicada em portugal, se bem, pelo que vi em diversos sites de venda de livros se encontra esgotada.
O conceito chave do método Allnn é o de que a produtividade das pessoas é proprocional à capacida de deixar o trabalho fluir.
O essencial do método roda à `volta de COLETAR, PROCESSAR, ORGANIZAR, FAZER, REVER.

Como se pode fazer isso?- COLETAR
- Em 1º lugar tirar  da cabeça todos os pensamentos que por lá andam e que teimosamente continuam a surgir pois a pessoa tem medo de deixar passar diversos, projectos, metas, ideias. David Allen nos diz e com razão que isto é perda de tempo e desgaste físico e emocional. Por isso criou uma caixa de entrada, caixa de entrada essa que pode ser qualquer coisa com a qual se sinta a vontade. O essencial é passar para lá todos os pensamentos, ideias, projectos, tudo o que lhe anda a dar cabo da cabeça. 
A caixa de entrada será aquilo que quiser, que lhe der mais jeito, desde que ande sempre consigo. Poderá ser um ipad, smartphone, pc, notebook e até um caderno onde vai jogando todas as suas pendências. Leve a caixa de entrada consigo para todo o lado, até quando se vai deitar, pois se surgir aquele pensamento que lhe vai dar cabo da noite é só assentá-lo e deixar para o dia seguinte o que fazer com ele.

 Não pense que este método serve só para o campo profissional. Não, ele serve para todos os campos da sua vida pelo que também em casa se o entender deverá ter uma caixa de entrada que se adeque às suas finalidades.
Aliás, você pode ter quantas caixas de entrada quiser, mas uma coisa é certa, quantas mais tiver mais dificil vai ficar de gerir a sua vida. SIMPLIFIQUE ao máximo.
Deverá igualmente ter uma agenda onde somente anotará os seus compromissos e um sistema confiável de listas onde mais tarde processará a informação que colectou.
Estas listas podem também elas ser constituidas por uma série de coisas , telemóveis, smartphones, ipads, fichas de arquivo, caderno, etc. 


A essência do GTD- getting things done, no original espanta pela sua simplicidade: `tirar tudo da cabeça que não esteja acabado e colocá-lo num sistema que possa ser usado periodicamente. Com isto a mente fica liberta e a pessoa não entra em stress, pois domina a situação. Dá a situação de cabeça ZEN- tranquila e sem aflições.


A enfase deve ser dada ao fazer, pois só assm o método tem sentido, sem descurar no entanto as outras pedras basilares em que assenta.

Existem assim 5 acções neste método, já referidas, COLETAR, PROCESSAR, ORGANIZAR, FAZER, REVER.

e 8 listas a considerar:

Caixa de entrada- Aqui , como já referimos entra tudo para posterior processamento, indo-se depois inserir numa das listas abaixo.
Projectos
Próximas acções
Calendário
Algum dia/Talvez
Espera
Referência
lixo

Quando chega a altura de nos debruçarmos sobre a caixa de entrada, vamos tomar uma decisão, ou várias. Assim:
Se algum dos items que possuimos se faz em 2 minutos ou mesmo, fazemo-logo e libertamo-nos dele. Todos os outros irão para alguma das listas em cima consideradas.
Se temos, algo para fazer, como por exemplo comprar um livro, inserimos tal na lista de próximas acções a fazer., pois apesar de terem de ser feitas não existe um dia específico para tal realização, por enquanto. É importante que as acções estejam marcadas com os seus respectivos contextos.

Todas as pendências que têm mais de uma acção constituem um projecto, por exemplo ir ao Porto comprar livros, pelo que se deixa de inserir em acções e passa para a lista de Projectos .
No calendário ou agenda só ficam marcados os compromissos com dia e hora marcados e que só podem ser realizados naquele dia impreterivelmente. Todoas as outras irão para contexto próprios que falaremos adiante.
Algum dia/talvez- Serve precisamente para aquelas acções interessantes e importantes que ainda não sabemos se e quando vamos realizar, como por ex. assistir a um concerto, fazer uma viagem às Fidji.

Se há acções que pode delegar, faça-o e insira na lista A ESPERA
A lista de referência serve para arquivar coisas que precisa de consultar mas que não constituem no entanto acções.
Lixo- Tudo aquilo a que chegou `conclusão que é irrealizável ou que não presta, devem sem rodeios ser colocados no lixo 

Eis-nos chegados ao final da 1ª parte.

O êxito de todo este método está nos CONTEXTOS e vai ver como é simples. O próximo post tratará sobre eles 


 
 









2 comentários:

  1. Que blog garboso o seu Ana! Garboso, vistoso e bonito! Muito bom! Bem haja!

    Pastor Jorge

    ResponderEliminar
  2. Sr Pastor ainda bem que gostou. espero que se mantenha por cá sempre com muita garbosidade. Bem haja também.

    ResponderEliminar